Redator Kivalita em 7 de fevereiro de 2024 em Artigos

Auditoria x Gap Analysis – Entenda qual o impacto de cada um na sua organização

Quando um gestor da qualidade, percebe que precisa de um controle maior sobre o que acontece no dia a dia da empresa, geralmente recorre a uma autoinspeção, ou até mesmo uma auditoria externa, para trazer uma visão menos internalizada do processo, o que é de fato uma prática exigida por legislações do setor de Life Science. Mas será que ela é sempre o melhor caminho quando se trata de visão de negócio?

Acreditamos que há outra maneira de entender melhor como os processos se dão e quais as possíveis melhorias ou ajustes a se fazer. O Gap Analysis vem como uma ferramenta para isso. O setor da qualidade costuma ter um dia a dia muito atarefado e os gestores desse setor não costumam ter tempo para se afastar dos processos e entender as causas-raízes dos problemas, assim como o reflexo do desvio que começa na qualidade e transita por todas as áreas.

Uma auditoria é como uma “foto” do cenário atual dos processos, visualizando-se apenas os desvios. Por isso, em uma Auditoria Normal se obtém em torno de 40 desvios e oportunidades de melhorias. Com isso, determinamos que uma auditoria é como uma manutenção corretiva dos processos, agindo apenas sobre os desvios e na investigação dos mesmos. Assim como uma manutenção corretiva de um veículo, trocando-se apenas as peças que ocasionaram os problemas.

O Gap Analyis funciona como um estudo crítico dos processos, avaliando procedimentos, documentos regulatórios como licenças, fluxos operacionais e entrevista-se os profissionais das áreas. Com isso, conseguimos obter o mapeamento de todo o processo e detectar os GAPs com impacto regulatório e de estratégia de negócio.

Desse modo, um Gap Analysis encontra em média de 250 a 400 GAPs por planta, os quais são colocados em análise de risco para serem tratados conforme sua criticidade em curto, médio e longo prazo.

Com isso, determinamos que um Gap Analysis é como uma manutenção preventiva, prevendo os GAPs sobre o processo antes do problema acontecer.

Hoje, a qualidade precisa ultrapassar a barreira de “setor” e passar a ver o sistema da qualidade como algo sistêmico, e o Gap Analysis auxilia quem está nesta fase. Além disso, apoia os gestores que querem transformar a sua equipe e os processos para abraçar planos, que geralmente são negligenciados, de melhoria contínua e adequações fora do prazo.

Esse produto é um método exclusivo Kivalita e pode apoiar qualquer tipo de projeto que a sua empresa esteja implementando, podendo ser: certificações ISO, Projetos de adequações regulatórias, validações e qualificações, projetos laboratoriais e mais. Conte com nossos profissionais e fale conosco sem compromisso, e vamos conversar sobre a sua demanda e como o Gap Analysis pode ajudar.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram