Redator Kivalita em 1 de novembro de 2021 em Artigos

O que é cultura da qualidade?

O que é cultura da qualidade? - Interno 4 | Kivalita Consulting

A “cultura da qualidade” é algo que toda empresa, especialmente as do setor de Life Science (farmacêutica, alimentícia, cosmética e química, entre outras), deveriam ter como parte de sua agenda diária. Engajar os colaboradores em prol à tomada de decisões e execução de tarefas com foco na alta qualidade do que é fabricado e entregue ao mercado, não é uma tarefa fácil.

Já não basta mais imprimir e fixar a “Política de Qualidade” em pontos estratégicos dentro da empresa, como nos locais onde os funcionários se encontram para um café ou no refeitório. É preciso ir além.

A cultura da qualidade deve ser parte natural dos pensamentos e atitudes das equipes, buscando tornar os processos da organização cada vez mais eficientes. Por isso, saem na frente as empresas nas quais os funcionários têm a qualidade em mente, priorizando-a para suas estratégias e ações. As companhias que ainda não despertaram para esta questão, podem expor os seus negócios a sérios riscos.

De fato, é preciso tempo e as estratégias certas para implementar gradualmente a cultura da qualidade em toda a empresa. A seguir, veja algumas recomendações sobre como disseminar a cultura da qualidade dentro da empresa:

  • Evidencie os valores da empresa. Se a sua empresa ainda não definiu quais são os valores a seguir, é importante que os defina claramente e priorize a qualidade. Para as empresas que já os definiram, é importante revisá-los e certificar se estão alinhados com a cultura da qualidade que almejam implantar.
  • Lidere pelo exemplo. A cultura da qualidade deve estar muito clara para os líderes da organização e praticada por eles, afinal é fundamental que os gestores sejam exemplos para os seus liderados.
  • Seja transparente e use uma linguagem simples. Usar exemplos simples para  expressar a importância da qualidade nos processos de fabricação, é fundamental para que os colaboradores compreendam o impacto que ela pode ter no seu trabalho e em cada etapa do processo: seja na seleção da matéria-prima até na fabricação do item, e na sua comercialização no ponto de venda. Promova treinamentos a respeito e acompanhe os resultados.
  • Acompanhe o desempenho de suas equipes. Reúna suas equipes para ouvi-las, quanto aos resultados do seu trabalho e certifique se as medidas e boas práticas de qualidade, definidas para os processos, estão sendo implementadas e se necessitam de melhorias. Aliás, isto deve ser frequente e parte da rotina operacional.
  • Não deixe para depois. Não pense em abordar a questão no futuro. Não deixe para depois, o que pode ser implementado hoje. A qualidade deve ser tratada como prioridade dentro das empresas e estar presente na mente de seus colaboradores, desde o momento que iniciam o trabalho na organização. Portanto, se ainda não deu o primeiro passo rumo à implementação da cultura de qualidade na sua empresa, faça-o agora para colher bons frutos a curto e longo prazo!

Se a tarefa de disseminar a cultura de qualidade entre as suas equipes parece ser difícil, que tal contar com um especialista para ajudá-lo? Nós da Kivalita Consulting, uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento da gestão de qualidade e validação de tecnologias para empresas da área de Life Science, podemos apoiá-lo nesta missão para mudar o paradigma do ambiente de trabalho da sua empresa e torná-la apta à cultura de qualidade.

A cultura de qualidade é o que mantém o compliance, os bons resultados e a satisfação dos clientes. Conheça as soluções da Kivalita Consulting, que podem transformar o seu negócio hoje.

Agende uma visita e fale conosco!

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram